É intencional e assumida toda e qualquer semelhança entre a capa de Axé disco – single lançado por Preta Gil ontem, 2 de fevereiro, para completar o repertório do disco De volta ao sol – e a capa de Um canto pra subir, segundo álbum de Margareth Menezes. Preta referencia em Axé disco a arte do álbum lançado pela cantora baiana em 1990.
Composição assinada por Preta Gil em parceria com Ruxell e Pablo Bispo, Axé disco junta Preta com Psirico – grupo baiano personificado na figura do vocalista e percussionista Márcio Victor – em gravação feita com a intenção de misturar a pulsação da música afro-pop-baiana com a batida do som dos dancin' days.
Single triplo apresentado para a mídia como EP, De volta ao sol agrega três músicas de Preta com Ruxell e Pablo. A faixa-título De volta ao sol saiu em 19 de janeiro com gravação feita por Preta com a participação de Ruxell nos vocais. Em 26 de janeiro, chegou ao mundo digital o single com a faixa Na batucada, gravada por Preta com Thiago Pantaleão.
Com a edição de Axé disco em 2 de fevereiro, o single triplo De volta ao sol ficou simultaneamente disponível na íntegra nas plataformas de áudio com as três faixas.