Cantor e compositor pernambucano identificado com o Carnaval por conta do tom festivo dos frevos, cirandas e maracatus que aninam o cancioneiro autoral do artista, Alceu Valença celebra a folia de Olinda (PE) e Recife (PE) em álbum programado para ser lançado em 26 de janeiro pela gravadora Deck.
No disco Bicho maluco beleza – Carnaval, o artista revisita sucessos foliões do próprio repertório em duetos com grandes nomes da música brasileira.
Maria Bethânia, Elba Ramalho, Lenine, Ivete Sangalo, Geraldo Azevedo e Almério integram o elenco estelar do álbum Bicho maluco beleza – Carnaval. As músicas já são conhecidas, mas todas as gravações são inéditas.
Com Bethânia, Alceu canta De janeiro a janeiro (2002). Com Elba, o cantor segue o passo do frevo Caia por cima de mim (Alceu Valença e Don Tronxo, 2006).
Lenine é o convidado da releitura de Bom demais (1985), frevo de José Michiles da Silva – compositor conhecido e respeitado em Pernambuco como J. Michiles – gravado por Alceu no álbum Estação da luz (1985). Detalhe: Michiles festejou 80 anos em fevereiro.
Com o conterrâneo e parceiro Geraldo Azevedo, Alceu pega mais uma vez Táxi lunar (Alceu Valença, Geraldo Azevedo e Zé Ramalho, 1979). Com Almério, o artista encara O homem da meia-noite (1975), parceria de Alceu com Carlos Fernando (1937 – 2013), importante compositor pernambucano que saiu de cena há dez anos.
Estrela do Carnaval da Bahia, Ivete Sangalo faz dueto com o anfitrião na música-título Bicho maluco beleza (1992).
A intenção de Alceu Valença é fazer com o álbum Bicho maluco beleza – Carnaval uma celebração atemporal da folia pernambucana.