Os atabaques ressoam as tradições afro-brasileiras em harmonia com a voz de Gilberto Gil no single Violão de cabaça, programado para chegar ao mundo na quinta-feira, 16 de novembro, como amostra inicial do primeiro álbum do grupo afro-percussivo Aguidavi do Jêje. Já o álbum sai em 30 de novembro em edição digital e em LP, tendo Gil como convidado do grupo.
Formado há cerca de 15 anos em Salvador (BA) sob a liderança do percussionista e ogã Luizinho do Jêje, o grupo soteropolitano é fruto do terreiro Zoogodô Bogum Malê Hundó, mais conhecido como Terreiro do Bogum e situado no bairro Engenho Velho da Federação, na capital da Bahia.
Atualmente, o grupo reúne 16 músicos / ogãs do Terreiro do Bogum, sendo integrado por por Kainã do Jêje (filho de Luizinho e percussionista de Caetano Veloso, da Orkestra Rumpilezz e Ivete Sangalo), Tiago Nunes (também da Rumpilezz), Ícaro Sá (da Rumpilezz e da banda BaianaSystem), Raysson Lima (músico que toca com Carlinhos Brown e Ivete Sangalo), Lucas Maciel (da Rumpilezz), Nem Cardoso (ex-Timbalada e atualmente na Orquestra Afrosinfônica), Alan Teles, Danilo Jesus, Danilo T’challa, Enzo Xablinha, Gabriel Santana, Jadson Xabla, Jeferson Chagas, Kaique Mello, Lídio Alves, Negokiri e Paulinho Music.
O álbum do grupo Aguidavi do Jêje foi gravado sob direção musical de Luizinho, Tiago Nunes, Kainã do Jêje e Lucas Maciel, também criadores dos arranjos.