♪ Setembro chegou com single inédito de Zeca Pagodinho, Sorriso de criança, primeiro lançamento fonográfico do artista em 2023.
Não se trata de regravação do samba homônimo composto por Dona Ivone Lara (1922 – 2018) com Délcio Carvalho (1939 – 2013) e apresentado na voz de Ivone em 1979 no álbum justamente intitulado Sorriso de criança.
O samba lançado hoje por Zeca Pagodinho é inédito e leva a assinatura de Mauro Diniz, compositor recorrente no repertório do cantor desde o primeiro álbum solo de Zeca, editado em 1986.
A inspiração para Diniz compor o samba veio quando o sambista assistia na TV a uma propaganda do projeto Criança esperança (Globo).
A gravação do samba Sorriso de criança foi feita com a participação do coral de crianças do Instituto Zeca Pagodinho, situado em Xerém, bairro do município fluminense de Duque de Caxias (RJ), onde Zeca tem raízes.
A letra de Sorriso de criança reivindica educação e segurança para as crianças, tocando na questão da violência cotidiana das comunidades periféricas, onde balas disparadas a esmo por policiais costumam tirar a vida de crianças inocentes em situação social intolerável.