♪ Erasmo Carlos (5 de junho de 1941 – 22 de novembro de 2022) foi um tremendo padrinho na trajetória artística de Luiz Lopez. Ao abraçar a banda Filhos da Judith a partir do álbum Rock'n'roll (2009), título revigorante da discografia do pioneiro roqueiro carioca, Erasmo impulsionou a carreira de Lopez, guitarrista e compositor do trio que também tem carreira solo como cantor.
Foram 13 anos de trabalho com o decano do rock brasileiro, o que credencia Luiz Lopez a lançar na sexta-feira, 31 de março, o single solo autoral Erasmo, homenagem ao artista que saiu de cena há quatro meses.
O single Erasmo apresenta balada em que Lopez se dirige ao Tremendão como se o cantor tivesse somente dado um tempo e pudesse reaparecer a qualquer momento.
“Mais ou menos uma semana depois que o Erasmo partiu, eu comecei a fazer essa música. Não sabia como falar do assunto, mas fui fazendo e me deixando levar pelos meus sentimentos. Comecei a compor em forma de uma reclamação pra ele: ‘Hey, bicho, não é hora de partir’. Escrevi sabendo que era uma perda para todos nós, brasileiros, amigos e família. Acredito que foi a perda mais significativa da vida de muita gente ao mesmo tempo. Estávamos fazendo uma música juntos, que não chegou a ficar pronta. Mas deixo aqui a minha homenagem ao cara mais legal que já conheci”, conta Luiz Lopez.
Na gravação da canção, Lopez dá voz aos versos da letra emocionada, toca piano e assina a produção musical do fonograma, que também tem o toque do violoncelo de Federico Puppi.
O single Erasmo chega ao mercado fonográfico através do selo Labidad Music.