♪ Em 2 de fevereiro de 2020, dia de Iemanjá, PC Castilho jogou Tambor no mar na rede para saudar a orixá das águas. O single Tambor no mar apresentou música feita por Castilho com Nei Lopes, bamba das letras.
Música composta por Castilho com inspiração no toque do tambor do jongo que resiste em Angra dos Reis (RJ), cidade natal desse compositor, arranjador e instrumentista fluminense, Tambor no mar foi a primeira amostra de disco previsto para ter sido lançado em 2020.
Com seis músicas inéditas, esse disco acabou sendo configurado na forma de EP, também intitulado Tambor no mar e previsto atualmente para ser lançado para 2022.
Com músicas autorais como Iara e Rainha dos maracatus, parcerias de Castilho com Rodrigo Maranhão e Carmélio Dias, respectivamente, o EP Tambor no mar gera um segundo single, ZambuBahia, programado para ser lançado no sábado, 18 de setembro.
Na gravação de ZambuBahia, arranjada pelo próprio Castilho, o artista se alternou nos toques da flauta transversa, da percussão e do violão.
Além da composição, o parceiro Caldi entrou com a sanfona na gravação também feita com as colaborações de Carlos Rahba (baixo), Fábio Luna (bateria e zabumba), Hudson Santos (guitarra) e Milena Tupi (voz).