O baixista holandês Nick Kerkhoff lançará seu álbum de estreia como líder intitulado "Here and Now" no dia 14 de maio de 2021. O álbum está programado para lançamento em CD, vinil e em todas as plataformas digitais e apresenta nove faixas originais, todas escritas e organizado por Kerkhoff. Juntando-se a Nick nesta gravação estão Jesse Schilderink no Sax, Emanuele Pellegrini no Piano e George Panaite na Bateria.
Tendo se formado no Conservatório ArtEZ na Holanda, Nick decidiu passar a maior parte de seu tempo em seus próprios projetos. "Ao longo dos anos, trabalhei duro para desenvolver meu próprio estilo e me concentrei muito em compor. Gosto de trabalhar como side-man, mas o foco principal é minha própria música", explicou Nick. A maioria do material que aparece no álbum foi escrita propositalmente para o álbum, no entanto, há uma série de faixas que são baseadas em material antigo que ainda estava em forma de scratch e retrabalhado.
Ao falar da formação, Nick explicou. “Eu conheço o Jesse e o George há algum tempo e o Emanuele foi altamente recomendado por um colega. A primeira vez que trabalhamos juntos houve um clique imediato, então, quando decidi entrar em estúdio para gravar o álbum, escolhi estes jogadores porque eu sabia que eles se encaixavam perfeitamente de uma perspectiva estilística. "
A música apresentada no álbum é nova e fresca, mas ainda enraizada na tradição. "Venho de uma família musical, então descobri o jazz ainda jovem, enquanto a maioria dos meus amigos ouvia música pop, eu gostava de Wayne Shorter e Pat Metheny, por exemplo." O título do álbum "Aqui e Agora" aponta não apenas para a capacidade de estar "No Momento", mas também se refere ao desejo de documentar um momento no tempo. Nick explicou "Por um longo tempo eu senti que estava quase pronto para gravar meu álbum de estreia. Mas eu percebi que nunca me sentiria totalmente pronto se não fosse capaz de me aceitar como o músico que sou agora .Para mim, este álbum é sobre estar no momento e ir atrás do que você quer. Nós sempre nos esforçaremos para ser melhores amanhã, mas a beleza desse álbum é que ele é honesto e nos captura como os músicos que somos hoje. "
O álbum abre com a faixa-título "Here and Now", que define amplamente o álbum de um ponto de vista estilístico e apresenta ao ouvinte o que está por vir. “Almada” foi escrita após uma jam session e foi inspirada por um vocalista que estava presente. “Nunca a tinha conhecido antes. Ela não era a cantora mais talentosa, mas fiquei imediatamente tocado pela sua voz. Muito delicada e suave, mas ao mesmo tempo controlada. Imediatamente pude imaginar a voz dela e o meu baixo tocando uma melodia em uníssono. No minuto em que cheguei em casa naquela noite, escrevi Almada. Como se viu, nunca mais tocamos juntos, então no álbum a melodia é dobrado por Jesse no saxofone. "
Conduzindo a esta faixa está uma peça de baixo solo apropriadamente intitulada "Intro", originalmente concebida como uma introdução improvisada para Almada, uma vez gravada foi acordado que deveria realmente se tornar uma faixa de pleno direito por direito próprio. "Last Train Home" é uma faixa comovente com um leve toque de blues. Como Nick explicou, é "aquela sensação de quando você está viajando de volta para casa depois de ficar longe por um longo período de tempo."
"Could Have Been You", como o título escapa, é uma peça inspirada em um amor não correspondido. "Essa música é sobre duas pessoas se conectando de uma maneira muito especial, mas o tempo estava acabando. De vez em quando, você ainda pensa no que poderia ter sido." Interessante o suficiente, "Could have been you" aparece novamente no álbum como uma reprise. Nick explicou o motivo para isso da seguinte maneira: "A fórmula de compasso e o andamento são diferentes em comparação com o original, mas se você alinhar as duas melodias, os acordes principais terão exatamente a mesma duração e, portanto, se encaixarão perfeitamente. na mesma pessoa pela segunda vez em sua vida, mas novamente - o tempo está errado. A situação é como a música. No início parece ser diferente, mas a essência permanece a mesma. "
Foi mencionado acima que parte do material deste álbum foi escrito há algum tempo, mas retrabalhado para o álbum. "Siluae", é uma dessas músicas e tem uma origem tempestuosa, Nick explica a história por trás dessa composição. "Certa vez, fiz um show ao ar livre com alguns amigos na Alemanha. Tivemos que encerrar o set mais cedo por causa de uma tempestade imprevista. Nunca estive em uma tempestade como aquela. As árvores maiores caíram e as ruas e os carros ficaram cheios de água. Algumas pessoas se machucaram e há até mesmo algumas que não são capazes de recontar. Esta é uma das primeiras canções que escrevi e dediquei-a a este incidente. "
"Leaves" foi inspirado no avô de Nick. "A música se escreveu sozinha quando perdi meu avô, que também era meu melhor amigo. Escrever essa música foi a primeira vez que alcancei esse nível de expressão dentro da música. Também experimentei em uma escala maior como a música pode ser terapêutica e curativa. Esta aqui é para ele. "
Fechando o álbum, está "The Voice of a New Generation". A melodia começa com uma intensa conversa entre bateria e saxofone, refletindo duas gerações diferentes. A resposta é que a nova geração tem a responsabilidade de trazer mudanças.
Com "Here and Now", Nick Kerkhoff criou um álbum que não apenas documenta esse período atual de sua carreira, mas também dá o tom para tudo o que está por vir. É claro ao ouvir este álbum que Nick garantiu sua reivindicação como um dos baixistas mais inovadores da cena hoje.
"Here and Now" estará disponível em todas as plataformas de streaming e download, bem como em CD e edição limitada de vinil de 180 gramas.