O disco é o primeiro lançamento totalmente inédito a sair desde o falecimento do músico. Este é o terceiro trabalho a sair depois de 2016 (sexto se somarmos as versões de luxo de “Purple Rain”, “1999” e “Sign O The Times), mas é o primeiro álbum completo, e contendo apenas material inédito.
Este novo álbum contém 12 faixas, e mostram o músico em excelente forma, ele soa mais forte que boa parte do material lançado oficialmente pelo músico à época.
A pegada deste trabalho é mais voltada para o soul e o funk, com alguns desvios para o pop e o rock, que certamente irão agradar muitos fãs do astro.
O material em sua maior parte foi composto pelo próprio cantor, com apenas duas exceções: “Same Page, Different Book”, uma parceria com Shelby Johnson, e essa bem mais curiosa, “Stand Up and B Strong”, uma cover da banda de rock alternativo, e conterrânea Minneapolis, Soul Asylum.
O álbum foi produzido durante os preparativos para a turnê “Welcome 2”, aquela que deveria ter passado pelo Rio de Janeiro, em 2011, mas infelizmente foi cancelada.
Ouça as canções abaixo: