Neste dia 08 de dezembro há 40 anos morria uma das mentes mais criativas e perturbadas da música. E fica aqui a nossa pequena homenagem a John Lennon.
O mais controverso dos Beatles deixou pra sua carreira solo algumas das suas músicas polêmicas, como “God”, onde ele afirma que não acredita em nenhum tipo de religião, além de questionamentos sobre a sociedade, guerras, feminismo e muito mais.
ohn Lennon
O cantor falou sobre política em suas letras pela primeira vez ainda nos Beatles com o clássico “Revolution“, e após a dissolução do quarteto o músico deixou sua veia política bastante evidente em sua carreira solo. Em “Work Class Hero” ele fala sobre a classe trabalhadora por exemplo. Em entrevistas o músico deixava claro o seu posicionamento de esquerda. Ouça “Power To The People” e tire suas conclusões.
John Lennon escreveu contra a guerra do Vietnã em “Give Peace A Chance” e encheu o mundo de esperança com “Imagine“. Sarcástico e polêmico, o artista abraçou o feminismo com ajuda da sua esposa, a também polêmica Yoko Ono, e juntos lançaram juntos o álbum “Plastic Ono Band”, que contém a provocativa faixa “Woman Is The Nigger of The World“, algo como “A mulher é o Negro do Mundo”.
Sua mãe, que o abandonou quando ele ainda era criança também recebeu uma “homenagem” do cantor na faixa “Mother“, e um trecho da letra diz: “Mãe, você me teve mas eu nunca te tive. Eu te quis, você não me quis”. Já para seu filho Sean, John deixou uma canção linda chamada “Beautiful Boy“.
Lennon era algum à frente do seu tempo, questionador por natureza, pacifista, complexo e perturbado. Infelizmente foi tirado de nós muito cedo, deixando apenas muita saudade.
Frases de John Lennon
Músicas
Em homenagem a John Lennon, montamos uma playlist com algumas das melhores músicas da sua carreira pós Beatles. Clique aqui e siga nosso perfil no Spotify.