O TikTok e o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) anunciaram nesta quarta-feira, 28, um contrato para o pagamento de direitos autorais no Brasil, garantindo uma nova fonte de receita para compositores, editoras musicais e artistas. O acordo ainda inclui o pagamento retroativo pelo uso de músicas na plataforma, estabelecendo uma parceria para o futuro.
"Essa primeira parceria entre o Ecad e o TikTok é mais um importante passo para a indústria da música no Brasil e para os autores e artistas no nosso país", comenta Isabel Amorim, superintendente executiva do Ecad. Para Amorim, o acordo não poderia ter chegado em um momento mais oportuno para compositores e artistas que precisaram buscar novas fontes de renda durante esse período pandêmico.
"Estamos entusiasmados com essa parceria firmada entre o TikTok e o Ecad no Brasil. Com esta cooperação, vamos estimular o crescimento de novas fontes de receita para autores e editores utilizando o dinamismo da nossa plataforma. Estamos animados para oferecer esse fantástico conteúdo musical para nossos creators incríveis", reforça José María Escriña, diretor de Licenciamento Musical e Parcerias do TikTok para a América Latina.
O TikTok é hoje uma potente ferramenta e espaço para a promoção e descoberta de músicas, apresentando-as em um novo contexto, construindo simultaneamente pontes para artistas e criadores se conectarem a audiências globais e impulsionando seus negócios. Seu alcance tem se mostrado cada vez maior e, com esse contrato entre o aplicativo e o Ecad, compositores e artistas poderão receber pela experiência proporcionada aos milhares de criadores de conteúdo através das suas músicas disponíveis na plataforma, recebendo os devidos direitos autorais por isso.
Em junho deste ano, a House Mag publicou uma matéria sobre o crescimento da utilização do aplicativo como estratégia de divulgação dos lançamentos musicais, ampliando o alcance das músicas antes mesmo de serem disponibilizadas nas principais plataformas de streaming. Confira aqui.