O Hall da Fama do Rock and Roll anunciou oficialmente os indicados deste ano: Foo Fighters, The Go-Go's, Jay-Z, Carole King, Todd Rundgren e Tina Turner entrarão na classe de 2021 na categoria Performers. Além disso, LL Cool J, Billy Preston e Randy Rhoads receberão o Prêmio de Excelência Musical. Kraftwerk, Gil Scott Heron e Charley Patton receberão o prêmio Early Influence, e o fundador da Sussex Records, Clarence Avant, receberá o prêmio Ahmet Ertegun.
A cerimônia de posse será realizada na Rocket Mortgage FieldHouse de Cleveland, Ohio, em 30 de outubro. Ele será transmitido pela HBO Max. “Esta é a nossa aula mais diversa na história do Rock and Roll Hall of Fame”, disse o presidente John Sykes, que também é presidente de empresas de entretenimento da IHeartMedia.
“Isso realmente representa o compromisso contínuo do Hall em homenagear os artistas que criaram não apenas o rock and roll, mas o som da cultura jovem.” Três dos indicados deste ano, Dave Grohl, Tina Turner e Carole King estão no Hall da Fama pela segunda vez. King foi introduzida junto com seu ex-parceiro de compositores Gerry Goffin em 1990 como uma não performer, Tina Turner entrou em 1991 como metade da dupla Ike & Tina Turner, e Grohl foi contratada como baterista do Nirvana em 2014.
Se a atual trajetória pandêmica se mantiver, os concertos em arena começarão na América na época da cerimônia. “Acho que veremos esse outono como o início da reabertura da música ao vivo na América”, diz Sykes, que acrescenta que o evento será totalmente compatível com COVID. “Um evento como a cerimônia de posse do Rock and Roll of Fame será o precursor do que todos esperamos voltar em 2022.”