♪ Na solidão do isolamento social, vivido ao longo de 2020, o cantor, compositor e sanfoneiro sergipano Mestrinho aprontou álbum solo intitulado Solitude. Trata-se de disco de repertório autoral em que o artista se apresenta apenas na companhia da sanfona manuseada com virtuosismo.
Das 14 faixas do álbum, treze são instrumentais. A exceção é Navegando juntos, canção com letra em que Mestrinho vislumbra novo começo de era após a pandemia com citação de verso de Gilberto Gil (“Que a luz nasce na escuridão”, de Deixar você, música de 1982). A faixa Navegando juntos aporta em single na sexta-feira, 5 de março, antes do álbum.
Onze temas do repertório foram batizados com o título do disco e se diferenciam no nome somente pela numeração de um a onze (Solitude 1, Solitude 2, Solitude 3 etc.).
Esse repertório também inclui Homenagem aos profissionais da saúde – música apresentada em novembro de 2020 como primeiro single do álbum – e Gil 78, tributo a Gilberto Gil, nome recorrente na trajetória profissional do sanfoneiro.