O cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista Ronald Bell, conhecido por ajudar a fundar o Kool & the Gang e criar boa parte dos grandes hits do grupo, como “Celebration” e “Cherish”, morreu ontem aos 68 anos.
O artista faleceu em sua casa nas Ilhas Virgens Americanas, afirmou à AFP o empresário do grupo, Angelo Ellerbee. Ele não revelou a causa da morte.
O grupo fez grande sucesso na 1970, ao lado de bandas como Earth, Wind and Fire, Isley Brothers e Sly and the Family Stone.
Kool & the Gang continua como um dos grupos favoritos dos DJs nas pistas de dança e já teve muitas canções sampleadas, especialmente no mundo do rap e hip hop, aparecendo em músicas de astros como Jay-Z, Nas, NWA, Tupac Shakur, The Wu-Tang Clan, Snoop Dogg, A Tribe Called Quest e Busta Rhymes.
Em uma entrevista para a agência de notícia Reuters, em 2008, Bell disse que “Celebration” era a sua música favorita de todo o catálogo da banda.
“Primeiro de tudo, eu tinha dúvidas, pensando se ela seria um hit. Eu não fazia ideia. Mas ao longo de todos esses anos, há momentos no final do show, quando eu vejo todas as pessoas cantando essa música, e depois de uma hora, uma hora e meia de show você pede pra elas pularem e elas continuam pulando…Isso é algo impressionante pra mim.”
Em 2015, o grupo ganhou uma estrela na famosa Calçada de Hollywood e, em 2018, o Kool & The Gang foi indicado ao Hall da Fama dos Compositores.