CONCURSO DESTACA EXCELÊNCIA E SUSTENTABILIDADE ENTRE PRODUTORES DE CAFÉ
(ANSA) – O Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, criado no Brasil há 29 anos pela marca italiana illycaffè, será realizado de forma virtual em 2020, algo inédito em sua história.
Veja também: Illy entrega mistura de café e música
A honraria é tradicionalmente entregue em março, mas a edição deste ano teve de ser adiada em função da pandemia do novo coronavírus, e a festa de entrega foi substituída por uma cerimônia via internet marcada para 7 de outubro.
Assim como em todos os anos, a premiação terá as participações dos produtores concorrentes, de suas torcidas e de representantes da illycaffè e da família Illy, porém desta vez de maneira virtual.
O Prêmio Ernesto Illy, que homenageia o filho do fundador da empresa italiana, é uma tradição entre cafeicultores brasileiros desde 1991 e destaca produtores que alcançaram excelência na qualidade do grão e na sustentabilidade do plantio.
"O Prêmio Illy, com o oferecimento de vultosas somas aos melhores cafés do país, além da oportunidade de venda direta de lotes ao torrador italiano pelos cafeicultores nacionais a preços acima do mercado, marcou uma mudança positiva na produção de café do país, que perdura até hoje", diz a illycaffè.
A premiação reúne cafeicultores de todas as regiões do Brasil e sempre contou com a presença de Ernesto Illy, até 2008, ano de seu falecimento. Desde então, a cerimônia tem sido comandada por seus filhos, Andrea e Anna Illy, e pelo atual CEO da empresa, Massimiliano Pogliani.
"Mesmo que virtualmente, a comoção e comemoração estão garantidas, apesar da pandemia", afirma a illycaffè. (ANSA)